BIOGRAFIA
Guida Pereira nasceu em Macau em 1963. Veio mais tarde para Portugal, onde ainda hoje vive, perto do mar. Com raízes portuguesas e macaenses, e tendo conhecido e vivido nestas duas culturas marcantes, podemos dizer que a assinatura oriente-ocidente é transversal no seu trabalho artístico.
O seu trabalho reflecte não só a multiculturalidade mas, mais ainda, uma procura das origens num exercício que, não sendo apenas de regresso ao passado, é uma tentativa de construção de um presente-futuro ancorado em memórias, uma tentativa de usar símbolos e cores para melhor compreender e construir o seu caminho de evolução.
Tendo começado a pintar há pouco mais de uma década como auto-didata, é já possível identificar uma obra artística coerente e em constante evolução onde a voz autobiográfica da autora se exprime em gritos ou em sussurros honestos, fazendo um esforço para, através da expressão artística, reconstruir memórias e se construir, num processo que nos parece ora doloroso, ora sábio e tranquilo, e sempre verdadeiro.
Nos seus quadros podemos sentir, misturada na explosão de cores e de texturas que ela escolhe, a construção de um corpo, de uma alma e de um ser. E é a verdade que transpira destas telas que nos toca, que nos faz criar uma ligação e nos pode transportar para o seu imaginário e obrigar-nos a revisitar o nosso.
Imprensa:
Obrigada Algarve Art Magazine - é com grande honra que o meu quadro foi selecionado para a capa da primeira edição.
Clique para ler a entrevista na pagina 12!
Fotos © RITA DELILLE
Membro da Peace and Art Society Portugal
Membro da ICAF "International Culture & Arts Federation", Coreia do Sul
Membro da Community for all Artists (SAA), Reino Unido
Membro do Algarve Society of Artists (ASA), Portugal
Membro do GAPI "Gogyoshi Art Project International", Holanda